Otorrinolaringologia

Home / Especialidades / Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia

A Otorrinolaringologia é uma especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, das fossas nasais e seios perinasais, da garganta (faringe e laringe), e da cirurgia da cabeça e pescoço (tumores das fossas nasais, laringe, faringe e cirurgia plástica facial). 

Alguns dos problemas tratados são surdez infantil, surdez do adulto, vertigem, zumbidos, rouquidão, alterações de fala, alterações das pregas vocais, adenóides, amigdalite, desvio de septo, surdez, distúrbios da deglutição, labirintite, distúrbios do sono (apneia), faringite, otite, paralisia facial, rinite e sinusite.

Alguns dos sintomas que poderão despertar a atenção da pessoa para o facto de necessitar de uma consulta de otorrinolaringologia poderão ser alterações na audição, dores de cabeça, dores de garganta, dores no ouvido, dores no nariz, obstrução nasal, rouquidão, sangramento nasal, secreção nasal, secreção no ouvidos, tonturas, vertigens e zumbidos.

Os transtornos das funções auditivas, nasais, faringo-laríngeas e nasais são muito frequentes e têm impacto importante na qualidade de vida, por causarem perda de audição, tonturas, zumbidos, rouquidão, tosse seca irritativa, ressonar ou perturbações do sono, obstrução nasal, sensação de corpo estranho na garganta, dificuldade na deglutição, entre outros. A dificuldade ou diminuição da acuidade auditiva também é um motivo de procura frequente de um médico otorrinolaringologista.

Endopsi Loures

Dr Rui Costa

Médico
Especialidade de Otorrinolaringologia