Endocrinologia

Home / Especialidades / Endocrinologia

Endocrinologia

A Endocrinologia é a especialidade médica que estuda o funcionamento das hormonas no organismo humano e faz o diagnóstico e tratamento das doenças das glândulas de secreção interna (glândulas endócrinas).

É de salientar que é nesta especialidade que se acompanham duas importantes condições médicas cuja prevalência está a aumentar não só em Portugal, como no mundo: a diabetes e a obesidade. Nesta área, inclui-se não só o tratamento da diabetes em si (tendo em conta qual o tipo de diabetes de que se trata), mas, se for o caso, a sua prevenção (desde a obesidade e estilo de vida, passando pela insulino-resistência, e pré diabetes) e avaliação de todo o funcionamento pancreático. No caso da obesidade, desde o excesso de peso até à obesidade mórbida, é feita a avaliação e intervenção desta patologia e os problemas muitas vezes a ela associados. O médico endocrinologista estuda também a área da nutrição, como o metabolismo de hidratos de carbono, lípidos e proteínas, e do comportamento alimentar.

Uma outra área de intervenção do médico endocrinologista é o estudo e tratamento da função da tiróide. Esta é uma pequena glândula endócrina situada na parte anterior do pescoço, cujas hormonas controlam o metabolismo do organismo. Tem uma função extremamente importante, pois os efeitos das suas hormonas afectam todo o organismo. As patologias mais comuns da tiróide são alterações na produção das hormonas tiroideias, denominando-se hipotiroidismo (se existir défice de produção), ou hipertiroidismo (se existir excesso de produção).

Para além destas patologias, as principais áreas de atuação do médico endocrinologista passam também por outras como: o tratamento do cancro de várias glândulas e órgãos relativos às funções endócrinas, assim como tumores neuroendócrinos; desordens do eixo hipotálamo/hipófise; alterações do ciclo menstrual; infertilidade e saúde reprodutiva; alterações na função hormonal masculina; menopausa e andropausa; osteoporose; alterações no crescimento e distúrbios na puberdade; excesso de pêlos (hirsutismo), e outras doenças relacionadas com a alterações na produção hormonal.

Tratando-se de doenças que afetam diversos órgãos e sistemas, a Endocrinologia exerce a sua atividade em estreita relação com outras especialidades, como a Medicina Geral e Familiar, a Medicina Interna, a Ginecologia e Obstetrícia, a Pediatria, a Psiquiatria, a Oftalmologia ou a Neurocirurgia, entre outras.

Endopsi Loures

Endopsi Lisboa

Dr João Silva Pires

Diretor Clínico
Médico
Especialidade de Endocrinologia
Director de Serviço Hospitalar/Assistente Universitário Convidado