Fisioterapia

Fisioterapia

De acordo com a Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT), a Fisioterapia é o serviço prestado por fisioterapeutas a indivíduos e populações, de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.

A Fisioterapia é prestada em circunstâncias em que o movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais e com a compreensão de que o movimento funcional é central para o que significa ser saudável.

A Fisioterapia envolve a interação entre o fisioterapeuta, utentes /clientes, outros profissionais de saúde, famílias, cuidadores e comunidades num processo onde o potencial de movimento é examinado/avaliado e as metas são acordadas, utilizando conhecimentos e técnicas exclusivas específicas. Os fisioterapeutas estão focados em identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas áreas de promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação. Essas áreas abrangem o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.

Na Clínica Endopsi, a nossa Fisioterapeuta dispõe de especialização na área da Osteopatia, o que permite, numa só consulta, ambas as abordagens terapêuticas.

Por uma lado, a osteopatia estuda as disfunções do movimento a nível neuro-músculo-esquelético, visceral e craniano e procura, através de técnicas manuais, eliminar a dor e promover o equilíbrio do corpo humano, restabelecendo o movimento, a posição e vascularização normais.

Após re-equilibrar as estruturas através da abordagem da osteopatia, surge a necessidade de realizar uma reeducação neuromuscular de forma a manter as novas posturas e melhorar a estabilidade articular, através da abordagem da fisioterapia, tornando os resultados mais duradouros.

É feita uma avaliação individualizada, rigorosa e global, com o intuito de descobrir qual a causa verdadeira do problema. Após essa avaliação, é feita uma seleção das melhores técnicas e estabelecido um plano de tratamento específico para o problema do paciente.

Algumas das situações clínicas em que atua são as lombalgias (dores de costas), cervicalgias (dores cervicais), hérnias discais, dor ciática, escolioses, torcicolos, tendinites, entorses/ruturas musculares, dor de cabeça, náuseas, tonturas, obstipação, incontinência urinária/fecal, pós-cirúrgicos ginecológicos, entre outros.

Endopsi Loures

Endopsi Lisboa

Drª Cristina Henriques

Fisioterapeuta
Especialização em Osteopatia
Reabilitação Física, Ortopedia,
Correção Postural e Pavimento Pélvico