Eletrocardiogramas

Electrocardiogramas

O electrocardiograma (ECG) trata-se de um dos exames complementares de diagnóstico não invasivos mais frequentemente utilizados para avaliar a função cardíaca. Apesar da contínua evolução nas tecnologias utilizadas para o estudo do coração, o ECG mantém ainda um papel central na investigação de várias doenças cardíacas.

É um exame que detecta a atividade elétrica do coração. Cada contração do músculo cardíaco ou das válvulas do coração é comandado por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio coração. O ECG consegue identificar os padrões normais de transmissão e geração destes impulsos elétricos.

Assim o ECG é o exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial da isquémias cardíaca. É um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco e para a detecção de isquémia do coração.

Deve realizar o Electrocardiograma o mais quieto e relaxado possível. O Cardiologista irá realizar posteriormente um relatório do exame.

  • Não é necessária qualquer preparação especial;
  • Deve usar roupa que permita um acesso fácil ao tórax, braços e pernas (idealmente uma peça de vestuário com botões à frente, a não utilização de collants de perna inteira e de botas…);
  • É extremamente seguro não sendo conhecidos quaisquer riscos. Poderá desenvolver irritação cutânea mas é raro haver reacções alérgicas mais importantes;
  • O exame é realizado em poucos minutos e o relatório pode ser entregue imediatamente ou poucos dias depois.

Endopsi Loures

Enf. Joana Pires

Enf. Joana Pires

Especialização em Diabetes, Obesidade, Doenças Metabólicas e Glandulares
Mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar