Pediatria 

Home / Especialidades / Pediatria 

Pediatria 

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, até aos 18 anos, nos seus diversos aspectos, sejam eles de vigilância, preventivos ou curativos. 

Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis desde o nascimento, em bebés (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos diagnósticos, abordagens, procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

Estima-se que os pediatras ocupem 40% das suas atividades clínicas com a prevenção e melhoria do estilo de vida. O pediatra, atualmente, depara-se com situações diversas nas consultas, tais como as excessivas horas de trabalho dos pais; o excessivo consumo de televisão e médias/redes sociais desde tenras idades; exposição a conteúdos sexualizados desde cedo; violência física, emocional ou psicológica; dificuldades financeiras; bullying ou dificuldades de interação social.

Com a expectativa de vida tendencialmente a aumentar, o grande desafio do pediatra é a prevenção de doenças crônicas dos adultos e idosos logo desde a infância, modificando hábitos nocivos à saúde futura – os quais se estabelecem muitas das vezes nesta faixa etária e se prolongam ao longo da vida, tais como obesidade, diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, doenças pulmonares, entre outras. Segundo a situação atual, os pediatras deverão também, cada vez mais, ter formação na área da Psicologia, e Psiquiatria, pois a prevenção das perturbações psicológicas e psíquicas entre as crianças deverá cada vez mais ser uma preocupação.

Relativamente a recomendações de frequência na ida ao pediatra, recomenda-se que no primeiro ano de vida, a criança deva ir ao pediatra mensalmente. Entre os 12 e os 23 meses, deve ir a cada 3 meses. Dos 24 aos 47 meses, deve ir a cada 6 meses. A partir dos 48 meses, poderá optar pela consulta de vigilância de saúde anual, ou cada vez que a situação de saúde se altere ou justifique.

Na Endopsi, encontrará médicos pediatras muito experientes que colaboram connosco há vários anos, e que seguem já várias gerações de família – o que permite um amplo conhecimento do historial da família no acompanhamento, estabelecendo as pontes necessárias para garantir cuidados de excelência.

 Temos ainda na nossa equipa uma enfermeira com experiência no atendimento em crianças nos mais variados procedimentos (colheita de sangue, vacinação, realização de pensos, entre outros).

A nossa abordagem na Endopsi na área pediátrica é clara – cada criança é única, e deve ser cuidada com atenção, cuidado e paciência, dando-lhe o tempo e espaço de que necessita para se sentir confiante e confortável com o profissional que a acompanha. Porque é de pequenino que se deve promover a saúde, estaremos sempre aqui, disponíveis para cuidar e ajudar.

 

Para mais informações, poderá consultar o site http://criancaefamilia.spp.pt/

Endopsi Loures