Medicina Geral e Familiar

Home / Especialidades / Medicina Geral e Familiar

Medicina Geral e Familiar

A Medicina Geral e Familiar (MGF) é a especialidade médica que visa a compreender a pessoa como um todo, observando-a nas suas diferentes abordagens – biológica, psicológica e social e familiar. Os médicos de família são médicos especialistas treinados nos princípios da sua Disciplina. São médicos pessoais, principalmente responsáveis pela prestação de cuidados abrangentes e continuados a todos os indivíduos que os procurem, independentemente da idade, sexo ou afecção. Cuidam de indivíduos no contexto das suas famílias, comunidades e culturas, respeitando sempre a autonomia dos seus pacientes. A MGF lida com a saúde ou com processo de doença do indivíduo. Se se tratar do processo de doença, aborda as alterações decorrentes deste, não só no indivíduo como no seio familiar, e no contexto das suas circunstâncias de vida. O ponto de partida da abordagem do médico de MGF é sempre o utente – o que torna tão importante perceber em que contexto a pessoa vive, de que forma vive e encara a sua saúde/doença, como abordar o próprio tratamento da patologia. O denominador comum é a pessoa com as suas crenças, medos, expectativas e necessidades. O verdadeiro conhecimento nasce da relação de confiança, estabilidade e honestidade estabelecida entre o médico e o utente/família, na continuidade dos cuidados prestados, sendo construída ao longo do tempo. Ao negociarem planos de acção com os seus pacientes, integram factores físicos, psicológicos, sociais, culturais e existenciais, recorrendo ao conhecimento e à confiança gerados pelos contactos repetidos. Exercem o seu papel profissional promovendo a saúde, prevenindo a doença e prestando cuidados curativos, de acompanhamento ou paliativos.

A grande vantagem para o utente/família de serem acompanhados sempre pelo mesmo médico de MGF, é facilidade que o médico poderá ter ao conhecer os antecedentes pessoais e familiares de todos os membros, conseguindo prever ou antever possíveis alterações ou fatores de risco. Torna-se mais prático para qualquer um dos membros da família (independentemente da idade ou faixa etária) recorrer a ele em caso de necessidade. O médico desta especialidade poderá, sempre que necessário, encaminhar o utente para outras especialidades da área da medicina, sempre que considere necessário através do seu diagnóstico clínico.

Na Endopsi, desde o início da nossa fundação, contamos com um longo historial de acompanhamento de famílias ao longo de várias gerações em várias especialidades, nomeadamente em MGF. A nossa equipa clínica desta área mantém-se constantemente atualizada nas mais variadas áreas de intervenção, garantindo a melhor resposta para os problemas que necessitem de intervenção.

PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERVENÇÃO

  • Saúde Infantil e Idade Pediátrica
  • Saúde do Adulto
  • Saúde da mulher/Planeamento Familiar
  • Geriatria
  • Doenças Respiratórias Crónicas
  • Saúde Mental
  • Hipertensão Arterial
  • Dislipidemia (colesterol elevado)
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Urgência não hospitalar
  • Apoio ao domicílio

Endopsi Loures

Endopsi Lisboa

Drª Fernanda Gaspar

Drª Fernanda Gaspar

Diretora Clínica
Médica
Especialidade de Medicina Geral e Familiar/Psicologia Médica
Assistente Universitária Convidada