Ortodontia

Medicina Dentária – Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que trata alterações no alinhamento dos dentes e região maxilo-facial. Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam stress adicional aos músculos da mastigação, podendo provocar dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular e dores no pescoço, ombros e costas.

Para corrigir estes problemas, o médico dentista com formação em ortodontia recorre a aparelhos fixos e/ou removíveis.

Os principais objetivos do tratamento ortodôntico são:

 

  • Melhorar a Estética

Os problemas ortodônticos têm, na maioria das vezes, consequências na intervenção social e até profissional, levando a situações em que a pessoa se restringe ou inibe de sorrir por vergonha. O tratamento com o aparelho adequado permite uma melhoria da aparência dos dentes e da harmonia da face, contribuindo para um grande aumento da autoestima da pessoa, devolvendo-lhe o sorriso que merece.

 

  • Melhorar a Higiene

Os dentes mal alinhados dificultam a higiene oral. Ao corrigir o mau posicionamento, o tratamento ortodôntico possibilita uma melhoria da higiene oral, prevenindo o aparecimento de cáries e doenças periodontais.

 

  • Melhorar a Função Mastigatória

Uma boa relação entre os dentes superiores e inferiores traduz-se numa melhor função mastigatória, diminuindo a incapacidade de mastigar certos alimentos e melhorando assim o estado nutricional.

 

  • Melhorar a Função Respiratória e Comunicação Verbal

O restabelecimento da oclusão melhora problemas respiratórios, o que se traduz numa melhoria da comunicação e capacidade fónica, com melhorias na interação social.

 

  • Prevenir Complicações na Articulação Temporomandibular

Em alguns casos, o tratamento com aparelho evita complicações na ATM (articulação que une a mandíbula ao crânio). Alterações nesta articulação podem ser o motivo de dores de cabeça, face, pescoço ou ouvidos, bem como de tonturas, enjoos e dificuldade a abrir e fechar a boca.

Endopsi Loures