Gastrenterologia

Home / Especialidades / Gastrenterologia

Gastrenterologia

A Gastrenterologia (muitas vezes abreviada como “Gastro”) dedica-se ao estudo do aparelho digestivo, que inclui o esófago, estômago, intestino delgado, cólon, recto, fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas. O médico gastrenterologista é assim o especialista que conhece o funcionamento desses órgãos e que lida com os aspectos clínicos, diagnóstico, tratamento e a prevenção das doenças digestivas.

As patologias mais comuns encontradas nesta especialidade são: úlcera péptica, refluxo gastro-esofágico, hemorragia digestiva, litíase biliar, hérnia do Hiato, pólipos cólicos, diverticulose cólica, doença de Crohn, colite ulcerosa, Síndrome do Intestino Irritável, cancro do cólon e reto. A hepatologia e a pancreatologia são também áreas incluídas na Gastrenterologia.

A proctologia é o ramo da Gastrenterologia que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do recto (como hemorróidas, fissuras, etc)

Actualmente, devido ao crescente número de casos de tumores do tubo digestivo e trato intestinal, esta especialidade assume grande importância, nomeadamente, no rastreio do cancro colorrectal – considerado o tumor mais frequente em Portugal.

Endopsi Loures

Endopsi Lisboa