Consulta de Enfermagem de Endocrinologia

Home / Especialidades / Consulta de Enfermagem de Endocrinologia

Consulta de Enfermagem de Diabetes e Obesidade

O enfermeiro especialista em Endocrinologia, que se foca muitas vezes na diabetes, obesidade ou doenças crónicas é um enfermeiro que trabalha na área dos cuidados destas doenças, independentemente dos contextos (Cuidados de Saúde Primários, Hospital, Comunidade). As suas funções são de coordenação e atendimento permanente das pessoas, de educação (acerca de medicação, aparelhos de avaliação de glicémia ou insulinas, alimentação ou exercício físico, dúvidas sobre as doenças e estilo de vida) ou aconselhamento e gestão da doença. É um enfermeiro certificado, educador da doença, que desenvolve actividades de especialidade, recebendo treino para seguir um conjunto de informações detalhadas e de algoritmos específicos para a gestão das doenças.

Um estudo que teve por objectivo avaliar os efeitos de diferentes intervenções dos profissionais de saúde na gestão das pessoas com diabetes, obesidade ou outras doenças metabólicas nos cuidados de saúde primários, no ambulatório e na comunidade, concluiu que, numa estratégia de intervenção complexa, o reforço do papel do enfermeiro é importante na melhoria dos resultados de saúde dos doentes e nos resultados dos processos. Os enfermeiros desempenham um papel importante na educação da pessoa, complementando a consulta médica, desde que treinados e em parceria com o médico na gestão da doença. A prestação de cuidados estruturados e organizados à pessoa por um enfermeiro a trabalhar de modo mais independente do médico tem um impacto significante nos cuidados de auto-gestão, uma vez que se verifica um aumento da qualidade dos cuidados. Incentivam a um melhor controlo metabólico, maior conhecimento da doença e um papel mais activo da pessoa na autogestão.

 

Na consulta de Enfermagem no apoio à Endocrinologia na Endopsi, o trabalho desenvolvido pela nossa enfermeira compreende o cuidado direto da pessoa (história clínica, observação física, interpretação dos resultados laboratoriais, gestão dos resultados obtidos), a coordenação e organização dos cuidados (identificação de falhas, encaminhamento para outros profissionais como médico, nutricionista, psicólogo, podologista, fisiologista ou outros) e a promoção de competências (educação das pessoas, dos próprios e de outros profissionais). Passa ainda por identificar as necessidades da pessoa no ramo da enfermagem, tendo em conta os objetivos de cada pessoa; fornecer informações sobre alimentação; apoio psicológico; criação de um plano alimentar personalizado, atividade física; ensinos sobre a medicação e a sua administração correta; forma de perda de peso gradual, sempre como apoio à consulta do Endocrinologista – no caso, Dr. Silva Pires. Neste modelo, o papel do médico mantém-se presente para controlo das doenças base, estando disponível caso surjam complicações ou desenvolvimentos relevantes no estado de saúde.

O nosso modelo de cuidados partilhados entre médico-enfermeira tem tido resultados muito positivos, resultando numa maior satisfação por parte dos nossos utentes, e em resultados clínicos muito satisfatórios. Assim, a Endopsi orgulha-se de ser pioneira em garantir o acompanhamento do utente, especialmente com doenças crónicas como diabetes, obesidade ou hipertensão arterial, numa parceria entre médico e enfermeira, que proporciona um acompanhamento constante – o que culmina numa imprescindível melhoria do estado de saúde do utente.

Endopsi Loures

Endopsi Lisboa

Enf. Joana Pires

Especialização em Diabetes, Obesidade, Doenças Metabólicas e Glandulares
Mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar